A professora Eliana Araujo Telles ao desenvolver o tema estâncias, conteúdo de Geografia do Rio Grande do Sul, que faz parte dos planos de estudo da 4ª série, desafiou seus alunos na construção de maquetes de estâncias. No dia da apresentação os alunos deveriam descrever a estância, sua organização, falar sobre sua sustentabilidade, caracterizar de seus proprietários e atividades desenvolvidas pelos mesmos.
No dia 13/08/07, foi realizada uma homenagem aos pais, na oportunidade foi oferecido um almoço aos pais dos alunos de 1ª a 4ª série, acompanhados por seus filhos.
Na oportunidade os alunos realizaram algumas apresentações aos pais.
Em 1901, o Vigário da Matriz do Divino Espírito Santo, Padre Josué Vieira Mattos, solicitou a vinda dos Padres Belgas para organizar um ginásio em Jaguarão.
Os Belgas, aqui chegando, fizeram funcionar o Ginásio Espírito Santo de Jaguarão, de 1901 a 1914.
Os prédios, onde hoje funcionam a Casa de Cultura e o Colégio Estadual Carlos Alberto Ribas pertenciam ao antigo Ginásio Espírito Santo.
Por várias razões, o Ginásio Espírito Santo teve que encerrar suas atividades em 1914, ficando Jaguarão 28 anos sem escola ginasial. Em 11 de maio de 1942, foi reaberto, pelo IPA – Instituto Porto Alegre.
De suas raízes, até nossos dias, o Colégio Espírito Santo, conta com um total de 80 anos de existência, sendo que 13 anos com os Padres Belgas e 67 anos com a iniciativa do IPA e da Secretaria de Educação do Estado.
Durante sua existência, por determinações legais, a Escola teve algumas alterações em seu nome como: Ginásio Estadual Espírito Santo, Escola Estadual de 1º e 2º Graus Espírito Santo e atualmente como Instituto Estadual de Educação Espírito Santo.
Diretora: - Mara Regina Moreira Veiga;
Vice-Diretores: - Everton Costa Coelho (manhã);
- Raquel Medeiros Delgado (tarde);
- Eliana A.Telles da Silva (noite);