quarta-feira, 25 de julho de 2007

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

No dia 01/10/07 os alunos do 1º ano do Ensino Médio, estiveram no Laboratório de Informática, desenvolvendo um trabalho de pesquisa da disciplina de Biologia, sob a orientação da professora Vanira Machado de Quadro.


Sala "Professora Farailde da Costa Vergara
INAUGURAÇÃO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
“Professora Farailde da Costa Vergara”
No mês de maio será inaugurado o Laboratório de Informática “Professora Farailde da Costa Vergara” do Instituto Estadual de Educação Espírito Santo, localizado na sala nº 3 deste tradicional Educandário de nossa cidade.
O Laboratório recebe este nome em homenagem a Professora, falecida em 26/03/06 que esteve a serviço da educação de 1973 a 1998, pertencendo ao quadro de Professores do I. E. E. Espírito Santo desde 1978 até 1998, tendo, nesse período, desempenhado as mais diversas funções dentro da Escola, como: - Professora da 4ª série do Ensino Fundamental; - Regente de Classe nas disciplinas de Ensino Religioso, Didática de ensino Religioso, Didática de Educação Artística, História; - Supervisora Pedagógica; - Supervisora de Estágio do Curso Normal (1995-1998); - Membro do Conselho Técnico Administrativo e Pedagógico da Escola (CTAP); - Membro do Círculo de Pais e Mestres (CPM); - Vice-Diretora e Diretora Interina.
Durante sua vida (1947-2006) como educadora confirmava diariamente a todos que com ela conviviam sua vocação, percebida pela abnegação, dedicação, eficiência e competência com que desempenhava sua profissão. Aposentou-se em 13 de julho de 1998, mas não se desvinculou da escola, levando consigo por onde andou a chama do Espírito Santo, conforme nos lembra a estrofe de nosso Hino “...Quando um dia de ti me afastar / berço alegre de paz e amor / tua chama sempre acesa será / conduzida por mim onde eu for”.
Diante dessa trajetória de amor a esta escola e, sobretudo, à educação não encontramos uma maneira melhor de prestar-lhe homenagem, se não, deixando seu nome registrado na história do Instituto Estadual de Educação Espírito Santo.
A inauguração está marcada para o dia 26/05/06, data em que a Professora estaria completando 59 anos de idade.
Profª Carmem Angela Corrêa Araujo
Coordenadora do Lab. De Informática


LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
Quando inciávamos nossa gestão, já sentíamos que viriam grandes dificuldades, em função das demissões de funcionários feitas pelo Governo do Estado. Contudo tínhamos, entre outros objetivos, contar com um moderno Laboratório de Informática. Tentamos de várias maneiras até que, através do Ministério da Educação, isto foi possível. É importante registrar que através da informação de um pai, o Sr. William Ribeiro, entramos em contato com a Secretaria de Educação à Distância do MEC, através de seu Assessor de Gabinete, Sr. Renato Jaguarão. Na seqüência, conseguimos 10 computadores, instalados juntamente com os três que já possuíamos, ficando com um excelente Laboratório, que estará interligado 24 horas à Internet.
Agradecemos a todos, em especial, às pessoas citadas, pela concretização desta conquista. Foi demonstrado aí o quanto é importante uma comunidade trabalhar unida para alcançar seus objetivos.
Para inaugurar o fruto desta conquista, no dia 26 de maio, nada melhor do que homenagearmos uma professora que dedicou a sua vida de magistério para lutar pela sua e nossa Escola Espírito Santo: Professora Farailde da Costa Vergara, que emprestará seu nome a esta sala. O dia 26 de maio seria a data de mais um aniversário da Professora Fara, como carinhosamente era chamada. Seu trabalho e dedicação será lembrado para sempre.
Prof. Carlos José de Azevedo Machado (Maninho)
Diretor do I. E. E. E. S.


Em 2006 recebemos do MEC dez computadores com o sistema Linux. Ficamos maravilhados mas um pouco tolhidos pelo desconhecimento desse sistema operacional, o que dificultou um pouco as atividades no laboratório. Nesse mesmo ano foram realizas oficinas com os professores da escola.






De 2000 até 2006 o Laboratório funcionou precariamente com apenas três computadores. Nesse período foram realizados dois projetos significativos: A história em quadrinhos, no qual as alunas do curso Normal criavam, com base no software HagáQuê, histórias em quadrinhos sobre o município de Jaguarão; Projeto Jornal Escolar, que se baseia na edição de um jornal da escola denominado "Espírito do Saber" no qual são apresentados trabalhos realizados pelos alunos, projetos desenvolvidos pelos professores e as atividades da escola, bem com dicas e curiosidades variadas.

Um comentário:

Unknown disse...

Maravilhoso o trabalho realizado pelos alunos e profesores da Escola Espírito Santo. Parabéns!!!